jaqueline silveira

Ampliação do aeroporto e de voos pautam reunião em Brasília

Ampliação do aeroporto e de voos pautam reunião em Brasília

Foto: divulgação

O projeto de ampliação do Aeroporto Civil de Santa Maria e de voos pautaram reunião na Secretaria de Aviação Civil (SAC), sexta-feira (12), em Brasília, com o procurador jurídico da prefeitura, Guilherme Cortez (PSDB, casaco azul), e o diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor da Secretaria Nacional do Consumidor (Secon), o vereador licenciado Ricardo Blattes (PT, casaco preto).

Em Brasília, Cortez foi visitar Blattes, que havia solicitado uma agenda na SAC, onde se reuniram com o coordenador geral de Projetos Aeroportuários do Departamento de Investimentos da Secretaria, Marcio Maffili (à esq.), e com o diretor de Investimentos, Eduardo Bernardi. Blattes, segundo o procurador, junta-se em mais um reforço nos assuntos envolvendo o aeroporto, especialmente em relação ao projeto de ampliação que está na Infaero e na retomada de voos, já que é um representante do governo federal. O diretor do Departamento da Secon, conforme Cortez, também irá tratar sobre o cancelamento dos voos do ponto de vista do consumidor.

 
Recentemente, a Gol Linhas Aéreas suspendeu a rota Santa Maria a São Paulo após o rompimento do contrato com a empresa Voepass, que anunciou um voo da cidade a Porto Alegre em parceria com a Latam. Contudo, na última segunda-feira, a empresa comunicou à prefeitura que a linha começará só em junho.

Já a Gol prometeu retomar a linha direta a São Paulo depois de alguns ajustes na pista, pois utilizará um Boeing de 138 lugares. Para isso, será necessária a conclusão de estudos da pista da Base Aérea, se suporta ou não pousos diários sem risco de danificar o pavimento. A prefeitura contratou uma empresa do Paraná, que está iniciando esse estudo, que poderá levar de dois a três meses para ficar pronto. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, principalmente, tem atuado em diferentes frentes para retomar os voos e estimular a economia da cidade.


Encontro para elucidar dúvidas

​O diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, Ricardo Blattes, disse que a reunião na Secretaria de Aviação Civil “foi muita elucidativa” sobre algumas questões. Acrescentou que há necessidade de relatórios detalhados pela prefeitura sobre a situação atual do Aeroporto Civil.

Sobre o zoneamento, ele informou que há uma tratativa da SAC com o Estado Maior da Aeronáutica sobre o acréscimo de três áreas para utilização do Aeroporto Civil. Também disse que a Secretaria tem uma avaliação de que seria razoável a contratação da Infraero para a administração do terminal com “qualidade técnica” – hoje, cabe ao município a gestão do aeroporto.


Blattes afirmou, ainda, que há “essa pendência”sobre a emissão do PCN (que classifica a capacidade de resistência da pista) para operação da Gol com Boeing. Já sobre o projeto de ampliação do terminal, Blattes frisou que precisa ser concluído pela Infraero para, no futuro, ser construído.


Quano à suspensão de linhas, ele acrescentou que a Secretaria Nacional do Consumidor, em breve, chamará uma reunião com “todos os atores envolvidos”, uma vez que há preocupação com o fato de as companhias venderem as passagens e depois cancelarem os voos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

MDB começa a discutir o rumo do partido nas eleições municipais de 2024

Próximo

Presidente da Câmara de Faxinal do Soturno se nega em deixar o cargo e disputa vai parar na Justiça

Jaqueline Silveira